Foram encontrados 58 registros para a palavra: músicas

Maciel Melo define João Gilberto: o homem que sussurrava músicas

Um barreiro mais de meio, um sol quase se escondendo, e eu voltando pra casa. São quatro e meia da tarde, o céu parece uma paleta de cores, uma nuvem se refaz sob um azul quase lilás. A voz, arranhada como a de um cantor de blues. 

Agora, uma pausa. Afinal, foram trinta dias de poeira, estrada e muito forró. Eita, vida de gado. Mas a poeira faz parte da estrada, a estrada faz parte da vida, e a vida é amiga da arte. Ligo o rádio, mudo de estação: morreu João Gilberto.
— Quem é João Gilberto? – pergunta o motorista dessa penúltima turnê, a qual batizei de “Turnê Nordestina” (Espero que todas sejam, daqui pra frente, sempre as penúltimas. Pelo menos por mais uns trinta anos). ..

Carnaval 2019: MP recomenda ao Estado e Município que alertem artistas sobre proibição de execução de músicas discriminatórias

O Ministério Público estadual expediu recomendações ao Estado da Bahia e Município de Salvador para que fiscalizem artistas, blocos e outras organizações carnavalescas, que forem financiados com recursos públicos, para que cumpram a Lei Municipal nº 8.826/2012 e a Lei Estadual nº 12.573/2012, que proíbem a execução de músicas de conteúdo discriminatório. 

A Lei Estadual nº 12.573/12 dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que, em suas músicas, incentivem a violência ou exponham mulheres a situação de constrangimento, ou ainda, contenham manifestação de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas...

‘Made In Quebrada’ lança primeiro EP com músicas produzidas e gravadas em Juazeiro (BA)

Já está disponível no Youtube e também nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Soundcloud e Itunes, o primeiro EP do grupo ‘Made In Quebrada’ (MIQ), formado em Juazeiro (BA). O novo trabalho é composto por cinco músicas que trazem influências de estilos musicais de diferentes regiões do Brasil.

“Naquele Esquema”, “Todas em Mim”, “Vai ter Geral”, “Made In Quebrada” e “Se Joga”, que já tem clipe (inserir link) disponível no YouTube, foram gravadas, mixadas e masterizadas no estúdio Casinha Lab, em Juazeiro. As músicas contemplam estilos musicais diversos que existem no Brasil, como o funk do Rio de Janeiro, o pagode da Bahia e a música eletrônica das baladas de São Paulo. “O EP consiste em diversão, alegria! Um momento de descontração. A ideia é que as músicas vão numa decrescente, em todos os ritmos plurais brasileiros”, destaca Blackyva, integrante do MIQ...

Juazeiro: Escolhidas as 24 músicas para o Festival Edésio Santos da Canção 2018

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, divulga as 24 músicas selecionadas para a 21ª edição do Festival Edésio Santos da Canção. A triagem aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro, em uma sala da SECULTE em Juazeiro e foi feita pelos músicos João Sereno (poeta, cantor e compositor), Soneca Martins (maestro da Banda Base do FESC) e Marcos Brasil (músico contrabaixista). O FESC acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto.

O Superintendente de Cultura da SECULTE Maurício Dias, conta que foram 78 inscrições e 98 músicas inscritas para o Festival Edésio Santos da Canção este ano. “No período de inscrições, ficamos um pouco surpresos, pois estávamos já no final do prazo e não havia muita procura. Então prorrogamos e acabamos recebendo músicas suficientes para que o festival aconteça”, explica Maurício...

Salvador: Oficina no Lálá Multiespaço aborda diálogo entre Músicas Eletrônica e Acústica

O Coletivo Invisível, grupo que realiza música a partir da elaboração, transformação e utilização de elementos de música eletrônica e acústica em ambientes de imersão sonora a visual, ocupará o Lálá Multiespaço com a oficina "Construção e improvisação: diálogos entre as músicas eletrônica e acústica", no sábado (14), das 10h às 18h. Gratuita e voltada para pessoas que trabalhem com música acústica ou eletrônica, a ação será finalizada com uma jam session aberta ao público, às 19h.

A atividade faz parte do projeto LáláB – Pague Minha Pauta, que realizará 40 shows e quatro oficinas entre os meses de janeiro e abril, no espaço cultural no Rio Vermelho. Com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo de fomento das secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital de Dinamização de Espaços Culturais, executado pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), as ações têm realização do Lálá com produção da Maré Produções Culturais...

Cultura: Fundação Joaquim Nabuco tem o maior acervo de músicas do Nordeste

Interpretações originais de Luiz Gonzaga, Manoel G. Barreto e Jackson do Pandeiro, gravações de histórias da época de Agamenon Magalhães e discursos de Miguel Arraes, ambos ex-governadores de Pernambuco. Essas são algumas das obras que compõem a maior coleção fonográfica do Nordeste – e uma das maiores do Brasil –, pertencente ao acervo sonoro da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife.

As produções abrangem diferentes contextos históricos, tendências e estilos musicais. São aproximadamente 11 coleções de suportes de diversas épocas, divididos em discos de 78 rotações, gravados de 1902 até a década de 1960; LPs, que compõem uma coleção de discos de 33 rotações; compactos, de sete rotações; fitas cassetes, fitas rolos, partituras e arranjos. ..

45 anos sem Pixinguinha, o gênio que deixou dezenas de músicas, como 'Carinhoso'

Alfredo da Rocha Vianna Filho, ou Pixinguinha, foi autor de dezenas de valsas, sambas, choros e polcas. Compôs orquestrações para cinema, teatro e circo, além de arranjos para intérpretes famosos, entre os quais Carmen Miranda, Francisco Alves e Mário Reis. Considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos e mestre do chorinho, Pixinguinha desde pequeno dedicou-se à música. 

Aprendeu a tocar cavaquinho com os irmãos e aos 11 anos já dominava o instrumento. Seu pai, um excelente flautista, também foi mais um dos mestres que Pixinguinha teve, e o menino acompanhava as rodas de chorinho dentro de casa...

Foi sorteada ordem de apresentação das músicas no Edésio Santos

Na tarde desta terça-feira, 14, na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura Municipal de Juazeiro, aconteceu o sorteio para a ordem das músicas que serão apresentadas na 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção, que acontece nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro no Centro de Cultura João Gilberto.

O sorteio aconteceu na sala da Superintendência de Cultura e contou com a participação de alguns intérpretes e autores das canções. “Esse momento é de esclarecimentos para os artistas que irão participar desta edição do festival e de muita expectativa para todos já que estaremos homenageando os Novos Baianos e lembrando com muita saudade do nosso artista, poeta, ator e compositor Manuca Almeida. Então será um evento à altura de Edésio e de todos os artistas que estão participando”, garante o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias...

Seculte divulga lista final das músicas que concorrem ao Festival Edésio Santos da Canção 2017

Por ferir as normas estabelecidas em edital, duas músicas inscritas e selecionadas para concorrer ao Festival Edésio Santos da Canção de 2017, foram substituídas pela Organização do Festival, seguindo os critérios de pontuação estabelecidos pela Comissão de Triagem. A nova lista foi divulgada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 5.

Duas músicas de Juazeiro-BA, ‘A saudade é uma cela’, de autoria de Dudé Casado, e ‘Nu e Cheio’, de Armando Rafael, deram lugar a ‘Tenha Fé’, de Massay Coelho, de Juazeiro-BA, e ‘Mistérios de Mulher’, de Laécio Beethoven, de Salvador-BA. As citadas obras, conforme ficou comprovado, ferem o princípio do ineditismo exigido no Edital em seu artigo 6* e seus desdobramentos...

Projeto de lei quer obrigar rádios a tocar músicas religiosas

O deputado federal Pastor Franklin Lima (PP-MG) quer obrigar as rádios públicas a executarem, diariamente, música religiosas nacionais em suas programações. O Projeto de Lei propõe ainda multas diárias para a emissora, em caso de não cumprimento, e a suspensão da concessão por até 30 dias, no caso de reincidência.

No projeto, o parlamentar argumenta que o artigo 221 da Constituição Federal estabelece que a programação das emissoras de rádio e televisão do país devem devem "visar a promoção da cultura nacional e regional e estimular a produção independente que objetive sua divulgação" (inciso II), além do "respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família" (inciso IV)...

Conheça as 24 músicas selecionadas para o Festival Edésio Santos da Canção

No último final de semana aconteceu, em Salvador, na sala de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, a curadoria do Festival Edésio Santos da Canção, que classificou as 24 músicas concorrentes do festival que irá acontecer de 30 de novembro a 02 de dezembro, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

As 24 músicas classificadas foram publicadas no Diário Oficial deste dia 27 de setembro, e estarão disponíveis na secretaria e no site da Prefeitura. “Agora vamos preparar o Festival e organizar os ensaios com a banda base. Algumas pessoas ainda questionam o porquê da curadoria acontecer fora de Juazeiro, mas é que já houve a experiência de ser em Juazeiro e o resultado não foi bom, havia preferências nas escolhas, resultados eram vazados. Fazendo em outro local prezamos pela isonomia, de forma idônea, inclusive com curadores que já fazem esse trabalho constantemente”, afirma o Gerente de Cultura Ramon Raniere. ..

Tribalistas lançam novo disco em todas as plataformas digitais

Após um hiato de 15 anos, os Tribalistas disponibilizam novo disco nesta sexta-feira (25), a partir da meia-noite, em todas as plataformas digitais. A novidade chega depois do grupo formado por Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes ter lançado quatro canções inéditas, no dia 09 de agosto, em um live no Facebook: Diáspora, Aliança, Um só e Fora da Memória. 

A transmissão simultânea ao vivo aconteceu na fan page dos três artistas e na página do Spotify no Facebook, sendo acompanhada por 5,62 milhões de seguidores em 52 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, França, Espanha, Japão, Rússia e até Paquistão...

SECJU divulga ordem das músicas nas eliminatórias do Edésio Santos 2016

A Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) divulga a ordem das músicas que se apresentarão nas eliminatórias da 19ª edição do Festival Edésio Santos da Canção (FESC 2016). As 24 músicas concorrerão ao FESC nos dias 03 e 04 de novembro e as melhores das duas noites de eliminatórias se apresentarão na grande final do dia 05.

Foram desclassificadas as músicas Vela Verde (Samyr Cruz) e Blues e Baião (Pablo Moreno) e foram classificadas Minguante (Raianne Silva Souza / Agnilson Shade / Wadson Filho) e Quem visita Juazeiro (Valdir Lemos), que estavam respectivamente na suplência...

Festival Edésio Santos da Canção 2016 divulga músicas classificadas

A Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) divulga o resultado da triagem da 19ª edição do Festival Edésio Santos da Canção (FESC 2016), ocorrida entre os dias 04 a 06 de outubro. Realizada na capital baiana por músicos com experiência na área musical e literária, as 24 músicas previamente selecionadas concorrerão ao FESC nos dias 03 e 04 de novembro. As melhores das duas noites de eliminatórias se apresentarão na grande final do dia 05. Esse ano, o festival homenageia o Rio São Francisco, suas lendas e outros personagens que permeiam suas margens como as lavadeiras e os pescadores.  

O Festival Edésio Santos da Canção de 2016 recebeu inscrições de artistas profissionais e amadores de Juazeiro e de outras regiões do Brasil e premiará com 33 mil reais em dinheiro e troféus intitulados com figuras características e lendas do velho Chico. O palco do evento estará localizado na Orla Nova de Juazeiro e contará com show de atrações regionais e nacionais.  ..

Rio São Francisco: Um Rio de lendas, poesias e músicas

Opara, Rio dos Currais, Rio da Integração Nacional, Velho Chico. Esses são alguns dos nomes que homenageiam o Rio São Francisco que hoje completa 515 anos do seu descobrimento. Ao longo dos seus 2.863 km de extensão, o Rio São Francisco tem muita coisa boa para contar e isso através das suas lendas e poesias.

Quem vive na beira do São Francisco já ouviu falar no Nego D’água. Conta a lenda que o Nego D’ Água habita a profundeza dos rios e com suas gargalhadas assusta os pescadores e lavadeiras que não o agradam com peixes, fumo de mascar e pinga. O Nego D’água costuma virar a canoa dos pescadores que pescam durante a Piracema ou que pescam de forma prejudicial ao meio ambiente...

Mário Pires lança novo CD com músicas autorais

"Saudade é um pote cheio d'água, que transborda a pureza do meu ser...". É assim, com versos, poesia e uma melodia gostosa de se dançar que o poeta e compositor Mário Pires lança seu terceiro CD. O novo álbum, intitulado de "Saudade", também nome da música trabalho, foi elaborado com muito carinho pelo compositor que, pretende levar para o público músicas autorais no ritmo do xote.

Eclético em suas composições, Mário destaca ser um apaixonado pelo estilo que consagrou o Rei do Baião. "O xote sempre me encantou. Sou fã de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Santana "O Cantador", Targino Gondin, Raimundinho do Acordeom e tantos outros que embelezam o Brasil ao som do pé-de-serra". Compondo há mais de 10 anos, suas músicas foram amadurecendo e por esse motivo, desta vez se dedicou ao Xote. "Gosto de mesclar sentimento e poesia. Muito característico no Xote. Canto a realidade com traços imaginários, conto histórias que vivi e outras que criei. Falo de sentimentos embalados pelo som da zabumba, do triangulo e do acordeom", revela...

Petrolina comemora Dia da Poesia com uma semana inteira de versos e músicas

O Dia da Poesia, comemorado em todo país nesta segunda-feira (14 de março), em homenagem ao poeta Castro Alves - que nasceu nesta data no ano de 1847, será lembrado em Petrolina durante toda esta semana com muitos versos e músicas. A programação começa às 7h30, na segunda-feira (14), no pátio do Colégio Plenus – Orla, com a exibição de um vídeo, encenações teatrais e recital poético.

De acordo com a Diretora Pedagógica do colégio, Sílvia Santos, que vai abrir os trabalhos recitando poetas brasileiros, a programação prossegue até a sexta-feira (18) com a participação de alunos e professores em recital poético - musical. ..

Bell Marques leva músicas inéditas ao Camarote Skol Beats Spirit, antes ele passa em Juazeiro

O cantor Bell Marques é uma das atrações do Camarote Skol Beats Spirit e promete novidades no seu show, que acontece na sexta de carnaval. Bell vai apresentar todo o repertório do DVD gravado há poucos dias, no réveillon do Marina Park Hotel, em Fortaleza.

As músicas ‘Minha Deusa (Cabelo de Chapinha)’, ‘Desce Coladinho’ e ‘Cê Quer Fazer Amor’ estão entre as inéditas que o cantor vai incluir no repertório. De acordo com Bell Marques, a expectativa de tocar pelo segundo ano consecutivo no Camarote Skol Beats Spirit é a melhor possível. “Ano passado foi maravilhoso e não tenho dúvidas de que esse ano pode ser ainda melhor. Saio do bloco direto para lá, com o sangue quente ainda e prometo uma festa linda”, pontua...